Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2009

Júris de 5ª e 6ª feira (12 e 13/11/2009): resultados

O processo que levou a júri os réus Ariosvaldo Gonçalo da Silva e Gilliard Souza da Câmara, no último dia 12/11, foi concluído e os jurados decidiram pela absolvição de ambos os acusados, em votação por maioria (proc. nº 149.03.000069-3).

O mesmo destino foi dado ao processo cujo réu era o sr. José Pereira de Melo (Zé de Melo), com julgamento realizado ontem, 13/11 (proc. nº 149.04.000382-2).

O prognóstico deste magistrado é de que em fevereiro outros processos sejam conduzidos a Júri, inclusive o de Cezinho. 

A intenção é não deixar com que tais processos demorem mais tanto para se encerrar.  Em Florânia, onde trabalhamos durante quase 2 anos, processos da competência do Júri não demoravam mais do que 6 meses, entre a data do fato e o julgamento, para serem finalizados.  A demora no julgamento não é boa para ninguém.  Não é boa para o juiz.  Não é boa para a sociedade, que espera uma resposta em tempo razoável.  E nem é boa para a pessoa que se encontra acusada, devido ao preconceito gerado pelo fato de responder a processo criminal.  Essa é nossa intenção, esperamos que se concretize, mesmo diante de todos os obstáculos existentes (demora para conclusão de inquéritos policiais e entregas de laudos técnicos pelo ITEP-RN, este órgão, atualmente, sabidamente sucateado).

Deixo aqui registrados meus agradecimentos à Presidência da Câmara de Vereadores de Poço Branco, pela cessão de servidores e prédio para realização do Júri, à Prefeitura, pelo apoio na alimentação, à Polícia Militar, pelo serviço de segurança eficazmente prestado, aos servidores do Judiciário, pelo empenho e dedicação, aos servidores da Câmara, pelo mesmo motivo e, por fim, aos senhores Jurados que participaram dos julgamentos pela paciência e colaboração com a Justiça.