Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

AS 15 METAS PARA O JUDICIÁRIO NO ANO DE 2010

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça, fixou as 15 Metas para o Judiciário no ano de 2010.  Em 2009, a principal meta foi a de nº 2, que consistiu em identificar e julgar todos os processos ajuizados até 31 de dezembro de 2005, excluídos os processos em fase de execução.  Em Poço Branco conseguimos zerar a Meta 2 no Juizado Especial Cível e Criminal (pequenas causas), sobrando pouco menos de 30 processos pendentes de julgamento, dos 297 catalogados no início do ano.  Confira as novas metas:

1 – Julgar quantidade igual de processos distribuídos em 2010 e parcela de estoque, com acompanhamento mensal.

2 – Julgar todos os processos até 31 de dezembro de 2006. No caso dos tribunais trabalhistas, eleitorais, militares e do júri, prazo é até 31 de dezembro de 2007.

3 – Lavrar e publicar todos os acórdãos até 10 dias da sessão de julgamento.
4 – Implantar métodos de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias.

5 – Reduzir pelo menos 2% o consumo per capita (magistrados, água, luz, servidores, papel, entre outros).

6 – Ofertar os serviços judiciários em todas as localidades não abrangidas por algum motivo, conforme Recomendação 28 do CNJ.

7 – Reduzir em pelo menos 10% o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução, e em 20% o acervo de execuções fiscais.

8 – Preencher 5% do total das vagas de mão-de-obra terceirizada com egressos do sistema prisional.

9 – Implantar um escritório de projetos na unidade de gestão estratégica com o objetivo de documentar, acompanhar e garantir os resultados.

10 – Disponibilizar mensalmente a produtividade dos juízes no portal do tribunal, em especial em quantidade de julgamentos com e sem resolução.

11 – Promover cursos de capacitação em administração judiciária, com no mínimo 40 horas para 50% dos magistrados.

12 – Adequar força de trabalho para que 75% dos servidores atue em sua atividade-fim. Há muitos servidores em segundo grau e poucos em primeiro grau.

13 – Ampliar a velocidade de conexão para 2 mbps em 100% das unidades judiciária.

14 – Realizar por meio eletrônico 90% das comunicações oficiais entre os órgãos do poder judiciário para economia e celeridade. Inclusive cartas precatórias e de ordem. Isso porque a demora na expedição de cartas precatórias foi um dos principais problemas enfrentados pelos tribunais na busca do cumprimento da meta 2.

15 – Executar no mínimo 95% do orçamento até agosto do ano de 2010, excluídas despesas com pessoas